28 de abril de 2019

As feridas do círculo familiar são as que mais demoram para sarar


As feridas geradas no círculo familiar causam traumas, carências profundas e vazios que nem sempre conseguimos reparar.

Não podemos permitir que um passado familiar disfuncional e traumático afete o nosso presente e o nosso futuro. Devemos ser capazes de superá-lo e nos curarmos para sermos felizes.

As feridas geradas no círculo familiar causam traumas, carências profundas e vazios que nem sempre conseguimos reparar.

O impacto decorrente de um pai ausente, uma mãe tóxica, uma linguagem agressiva, gritos ou uma criação sem segurança e afeto trazem mais do que a clássica falta de autoestima ou os medos que é tão difícil superar.

Muitas vezes a dificuldade para resolver muitos destes impactos íntimos e privados está em um cérebro que foi ferido muito cedo.

Não podemos nos esquecer de que o estresse experimentado ao longo do tempo em idades jovens faz com que a arquitetura de nosso cérebro mude, e com que estruturas associadas às emoções sejam alteradas.

Tudo isso traz como consequência uma maior vulnerabilidade, um desamparo mais profundo que leva a um risco maior na hora de sofrermos de determinados transtornos emocionais.

A família é nosso primeiro contato com o mundo social, e se este contexto não nutre nossas necessidades essenciais, o impacto pode ser constante ao longo de nosso ciclo vital.

Vejamos a seguir, detalhadamente, por que é tão difícil superar estas feridas sofridas na época mais inicial de nossas vidas.

A cultura nos diz que a família é um pilar incondicional (embora, às vezes, erre)


O último cenário em que alguém pensa que vai ser ferido, traído, decepcionado ou até abandonado é, sem dúvida, no seio de sua família.

No entanto, isso ocorre com mais frequência do que imaginamos.

Estas figuras de referência que têm como obrigação dar-nos o melhor, oferecer confiança, ânimo, positividade, amor e segurança às vezes falham voluntária ou involuntariamente.

Para uma criança, um adolescente e até para um adulto, experimentar esta traição ou esta decepção no seio familiar supõe desenvolver um trauma para o qual nunca estamos preparados.

A traição ou a carência gerada na família é mais dolorosa do que a simples traição de um amigo ou companheiro de trabalho. É um atentado contra a nossa identidade e nossas raízes.
A ferida de uma família é herdada por gerações

Uma família é mais do que uma árvore genealógica, um mesmo código genético, que ter os mesmos sobrenomes.

– As famílias compartilham histórias e legados emocionais. Muitas vezes estes passados traumáticos são herdados de geração em geração de muitas formas.

– A epigenética nos lembra, por exemplo, que tudo que acontece em nosso ambiente mais próximo deixa um impacto em nossos genes.

– Assim, fatores como o medo, o estresse intenso ou os traumas podem ser herdados entre pais e filhos.

– Isso faz com que, em alguns casos, sejamos mais ou menos suscetíveis a sofrer de depressão ou reagir com melhores ou piores ferramentas diante de situações adversas.

Ainda que estabeleçamos distância de nosso círculo familiar, as feridas seguem presentes

Em um dado momento, finalmente tomamos coragem: dizemos “chega” e cortamos este vínculo prejudicial para estabelecer uma distância da família disfuncional e traumática.

No entanto, o simples fato de decidirmos dizer adeus a quem nos fez mal não traz, por si só, a cura da ferida. É um princípio, mas não a solução definitiva.

Não é nada fácil deixar para trás uma história, dinâmicas, lembranças e vazios.

Muitas destas dimensões ficam presas à nossa personalidade, e inclusive em nosso modo de nos relacionarmos com os demais.

As pessoas com um passado traumático costumam ser mais desconfiadas, têm mais dificuldade em manter relações sólidas.

Quem foi ferido precisa, além disso, se sentir reafirmado; anseia que os demais preencham estas carências, por isso muitas vezes se sentem frustrados porque poucas pessoas lhes oferecem tudo de que precisam.

Podemos chegar a questionar a nós mesmos

Este talvez seja o mais complexo e triste.

A pessoa que passou grande parte do seu ciclo vital em um lugar disfuncional ou no seio de uma família com estilo de criação negativo pode chegar a ver a si mesmo como alguém que não merece ser amado.

A educação recebida e o estilo de paternidade ou de maternidade em que fomos criados define as raízes da nossa personalidade e nossa autoestima.

O impacto negativo destas marcas é muito intenso; assim, muitas vezes a pessoa pode ter dúvida sobre a sua própria eficácia, sua valia como pessoa ou até se é digno ou não de cumprir seus sonhos.

Nosso círculo familiar pode nos dar asas ou pode arrancá-las. Isso é algo triste e devastador, mas verdadeiro.

No entanto, há algo de que nunca podemos nos esquecer: ninguém pode escolher quem serão seus pais, seus familiares, mas sempre chegará um momento em que teremos a capacidade e a obrigação de escolher como vai ser nossa vida.

Escolher ser forte, ser feliz, livre e maduro emocionalmente é algo essencial, daí a necessidade de superar e curar nosso passado.

FONTE; melhorcomsaude

Depressão

A imagem pode conter: texto

 A depressão tem um fundo orgânico e outro emocional.
 Primeiro devemos ir ao psiquiatra, sim, ele dará um remédio que vai diminuindo essa angustia, depois precisamos da ajuda de psicologo ou terapeuta holístico. Na terapia holística tem tantas técnicas que podem te curar.
 Não desperdice seu tempo na cama, sei que não é fácil, mas precisa tentar e vai CONSEGUIR. Te garanto.
 Rêgina Lopês

25 de abril de 2019

O álcool de alecrim

O alecrim, sem nenhum exagero, é uma planta superpoderosa.

Ele é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.

E a lista de benefícios do alecrim é muito extensa: tomado como chá.

- ajuda a recuperar o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual

- ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos

- é digestivo e sudorífero

- é  excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea

- é excelente contra resfriado e bronquite

- é indicado para tendinite e dores musculares

- é indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca

- é ótimo contra cansaço mental e estafa

- é ótimo contra perda de memória

- é ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras

- é útil contra queda de cabelo e caspa (fazer o chá e enxaguar o cabelo com ele)

- estimula o metabolismo, desintoxicando o fígado

O álcool de alecrim, a receita que você vai aprender agora, é para ser usado apenas externamente.
O álcool de alecrim é uma das receitas mais antigas e conhecidas nos países mediterrâneos.

Antigamente, era costume as mulheres desses países colher a planta e colocar para macerar em álcool a fim de obter um precioso remédio natural.


O álcool de alecrim, a receita que você vai aprender agora, é para ser usado apenas externamente.


Ele é revitalizante, antirreumático, estimulante da circulação, alivia a tensão e a dor muscular, trata contusões, combate tendinite, bursite, varizes, celulite, cãibras e o cansaço muscular.

Deve ser feito preferencialmente com alecrim fresco, recém-colhido.

Você pode fazer com a erva seca, porém o produto obtido será menos concentrado.

Para fazer o álcool de alecrim, basta colocar alguns ramos de alecrim numa garrafa de vidro e cobri-los com álcool 70°(vende-se em farmácias).

Deixe descansar 15 dias em um lugar escuro.

Agite o vidro todos os dias.

O tempo de maceração pode ser maior, há quem prefira deixar 40 dias, para deixar a preparação ainda mais concentrada de princípios ativos da planta.

Mas 15 dias já é um bom tempo.

Passado o tempo da maceração, coe/filtre o álcool, coloque-o em um vidro e bem fechado, protegendo-o da luz e do calor excessivo.

Aplique-o em forma de fricção/massagem.

Não use o álcool internamente nem nas mucosas e feridas.

Depois de aplicá-lo na pele da região dolorida, lave imediatamente as mãos, para que não se corra o risco de levar, por esquecimento, as mãos aos olhos, o que poderia causar uma irritação.

Aplique no máximo 3 vezes por dia.

Este remédio natural não deve ser usado por quem tem epilepsia, grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças menores de 7 anos.


Aparelho de pesquisadores da USP consegue zerar dor da fibromialgia

O tratamento Foto Sônico é aplicado nas mãos, mas causa efeito em todo o corpo

Criado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos, conjuga laser e ultrassom, sendo aplicado na palma das mãos; dor cessou em 90% dos casos


O tratamento Foto Sônico é aplicado nas mãos, mas causa efeito em todo o corpo

Um tratamento inovador contra a fibromialgia criado e aplicado por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), conseguiu zerar a dor da fibromialgia em 90% dos pacientes, segundo o pesquisador Antonio Eduardo de Aquino Junior, que liderou a pesquisa.
Ele ressalta que não se trata da cura da doença, considerada crônica, mas de um tratamento que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 
"Com o tratamento, há pessoas que ficaram períodos de 30 dias sem nenhuma dor e outras, até 3 meses", afirma.
“O tratamento evita o uso de uma gama de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos, comumente utilizada para esse problema”, completa.
A fibromialgia é caracterizada por dores em 18 pontos no corpo, de forma simétrica. Entre os outros sintomas estão fadiga crônica e sono não-reparador. É uma doença de causa desconhecida, associada ao sistema nervoso central e ao mecanismo que controla a dor.
Tratamento Foto Sônico une ultrassom e laser
O tratamento da USP é chamado de Foto Sônico e coordenado pelo professor Vanderlei Bagnato. É realizado a partir de um equipamento, considerado pioneiro no mundo, desenvolvido pela equipe do Instituto de Física, que realiza a aplicação conjugada de ultrassom e laser terapêutico, de baixa intensidade. Tanto o protocolo do tratamento como o aparelho utilizado são considerados inéditos, de acordo com o pesquisador.
O tratamento tradicional, que é a fisioterapia, é realizada nos locais da dor, chamados de pontos gatilho ou tender point. Já o tratamento Foto Sônico é aplicado em toda a palma da mão, sendo apenas 3 minutos em cada uma, duas vezes por semana. São necessárias dez sessões.
"Os pacientes com fibromialgia contêm um número maior de células sensoriais nas mãos do que as pessoas que não têm a doença. Então, utilizamos as palmas das mãos como porta de entrada para o tratamento. A ação luminosa em contato com o tecido celular produz ATP, que é energia. Como consequência, diminui a fadiga do paciente. Apesar da aplicação ser somente nas palmas das mãos, o efeito do tratamento é sistêmico, ou seja, atinge todo o corpo", explica.
Ele ressalta que a aplicação do ultrassom e do laser conjugados potencializa a ação anti-inflamatória de ambos os recursos, promovendo o equilíbrio no organismo e, por consequência, controlando a dor.
A previsão é que o equipamento chegue às clínicas médicas até o meio do ano, de acordo com o pesquisador.
No momento, há dois pontos de atendimento em São Carlos, a cerca de 230 km de São Paulo, onde está localizada a universidade. Um deles é a Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3509-1351. As sessões são gratuitas. O outro local é a clínica Multifisio, onde é cobrada uma taxa simbólica de cerca de R$ 40. O telefone de contato é (16) 99762-7273.

21 de abril de 2019

Cão recolhe lixo do rio na China há 10 anos.

Assista a dedicação dele, é emocionante!

inpressionante

Este cão da raça Golden tira o lixo de um rio, na China, todos os dias, mostrando que todos nós podemos fazer a diferença para salvar o planeta.
O cão leva entre 20 e 30 garrafas do rio todos as vezes e se tornou uma celebridade local por seu ato desinteressado na província de Jiangsu, na China.
Sabemos que a luta contra o plástico é cada vez mais intensa, mas graças a esse cão, lembramos que cada pequena ajuda faz a diferença.
Muitas pessoas estão preocupadas com a natureza, e fazem o melhor possível para cuidar dela, reciclando, economizando água e coletando lixo; Este cão encontrou seu caminho para contribuir com a sua parte.
Depois de recuperar as garrafas plásticas, o animal inteligente as leva para uma lixeira de reciclagem.
O cão tornou-se um protetor do meio ambiente é um Golden Retriever que mora em Suzhou, província de Jiangsu, no leste da China, e limpou um rio local, tendo mais de 2.000 garrafas plásticas de água durante a última década.
Note-se que este filhote tem muito mais noção do problema ecológico do que muitas pessoas irresponsáveis ​​que jogam lixo em qualquer lugar.

É fácil julgar os outros. Difícil é julgar a si mesmo!


Tem um sábio provérbio popular, que diz: “Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho”. Ou seja, todos possuímos as nossas fraquezas, então, não devemos julgar os outros, porque eles também podem nos cobrar.

Os falsos moralistas são aquelas pessoas que defendem condutas severas diante da sociedade, fingindo serem indivíduos de caráter ilibado. Pessoas assim são “expert” em julgar os outros segundo a aparência, negando em perceber a essência das pessoas ou sentir os fardos que elas carregam em suas vidas.
Esses moralistas cometem erros obtusos em julgar de forma precipitada a tudo e a todos, já que, às vezes, eles estão vivendo uma vida repleta de ressentimentos. E mesmo assim insistem em julgar a vida de outrem, deixando de cuidar das suas próprias vidas.
Aqueles que julgam os demais – é porque enxergam muito a vida dos outros – e não olham nada na sua existência, muitos menos reparam os seus erros ou acertos. Aliás, são pessoas descontentes consigo mesmas, que buscam espiar os defeitos da vida alheia, pois se tornam incapazes de satisfazer-se de modo pleno.
Tem um sábio provérbio popular, que diz: “Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho”. Ou seja, todos possuímos as nossas fraquezas, então, não devemos julgar os outros, porque eles também podem nos cobrar.
Isso me faz lembrar, o que a minha saudosa mãe falava:
Aqueles que têm filhos não podem falar mal dos filhos dos vizinhos.
As avaliações falhas, geralmente, têm uma tendência parcializada, uma vez que quando se refere ao julgamento moral, as coisas ficam mais difíceis, visto que algumas pessoas levam em conta a severidade moral das instituições sociais que fazem parte. Além disso, existem os moralistas que são influenciados pelos julgamentos da mídia sensacionalista.
A psicanálise nos mostra que uma das origens dos sofrimentos mentais e físicos é o rigor excessivo do superego, ou melhor, de uma moralidade autoritária, que produz um ideal do ego irrealizável, julgando aqueles que foram bem-educados para enfrentar a rigidez controlada e limitada do ego.
Na maioria das vezes, comportamentos que a moralidade julga imorais são acionados como mecanismos de autodefesa dos sujeitos, que os utilizam para proteger a sua estrutura psíquica, que pode estar sendo ameaçada, de modo real ou ilusório. E se forem atitudes ou costumes reprováveis, mas que podem ser no ponto de vista psicológicos necessárias.
A nossa psique é um campo de luta inconsciente no centro dos desejos e censuras. O id ignora as demarcações da sociedade, enquanto o superego apenas reconhece os seus obstáculos. Assim, o vitorioso, o id é a agressividade que machuca os outros, mas o ganhador, o superego é hostilidade que oprime o sujeito. Nessa situação, quando alguém julga moralmente pode estar aprisionado entre a violência do id e do superego.
O ser humano é um projeto decididamente inacabado, que está em processo de construção. O que somos, hoje, servirá como matéria-prima do que seremos amanhã.
Em vista disso, temos que ter a serenidade de retornar para dentro de nós, para consagrar-se de humildade e misericórdia ao julgar o próximo.
Afinal foi isso que Jesus nos ensinou, que não devemos julgar as outras pessoas para que não sejamos também julgados. Ele viveu em uma sociedade repleta de falsos moralistas e os repreendia: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho quando você mesmo tem um tronco no seu próprio olho?
Tire primeiro o tronco que está no seu olho e então verá muito melhor para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Por
 Jackson César Buonocor

18 de abril de 2019

Celulite

Celulite


É uma alteração no tecido celular subcutâneo, que se manifesta por meio
de nódulos de dimensões variáveis, fazendo com que a pele adquira o aspecto de
"casca de laranja". Inicialmente a má impermeabilidade das veias menores pode
permitir o escape da água do sangue, que acaba por se infiltrar nos tecidos,
formando edemas. Em seguida, por causa do desequilíbrio do metabolismo local, as
fibras do tecido conjuntivo começam a reter água, sal e gordura, etapa em que se
forma a celulite, tornando-se dolorosa. Aparece principalmente na parte externa das
coxas, nádegas, joelhos, braços e ventre.
Origina-se de desequilíbrios hormonais, hipófise, problemas nervosos,
alimentação em excesso, ingestão de refrigerantes e doces, além de uso de roupas
muito justas, prejudicando a circulação.
Uma das boas receitas para ajudar a diminuir a celulite é fazer óleo de
hera e aplicá-lo na forma de massagem.
Como fazer o óleo: coloque num vidro vazio (como os de palmito), 400g
de folhas maceradas de hera. Complete com óleo de amêndoas. Coloque em
banho-maria por duas horas. Aplicar massageando as áreas, três vezes por semana,
sempre no sentido de baixo para cima (princípio da drenagem linfática).

Suco para celulite
10g de cavalinha
10g de hera
10g de dente-de-leão
1 copo de água
Modo de preparo: fazer o chá da hera, cavalinha e do dente-de-leão, por
infusão.
Dose recomendada: três vezes ao dia, após as refeições.

Propriedades terapêuticas
Hera: tem propriedades adstringentes e diminui inflamações.
Dente-de-leão: depurativo do sangue, tem efeito laxante e depurativo,
fazendo desta planta, uma arma no combate à celulite.
Cavalinha: contém esteróides, é diurética potente, fortalece os ossos e os
tecidos, combate a celulite.
Chá Verde — O chá que faz milagres (chá verde - Cammellia sinensis) —
— Bebida estimulante, quase sem calorias (uma xícara de chá é equivalente a 2
calorias); — É rico em vitamina K;
Segundo pesquisas:
— O chá pode reduzir de 20 a 80% a celulite instalada, além de prevenir o
retorno da inflamação.
— Contém taninos que oferecem proteção anti-virótica e antiinflamatória.
São bons inibidores enzimáticos, com propriedade veinotrópicas (aumentam a
resistência das veias e pequenos vasos), por causa das as teofilinas;
— Segundo pesquisas, ele contém antioxidantes que reduzem a
capacidade de formação de coágulos das plaquetas, motivo das maiorias dos
derrames cerebrais. Há ainda bioflavonóides que evitam que os hormônios
propiciadores do câncer se liguem às células normais, inibem as enzimas
responsáveis pelas metástases de células cancerígenas;
O chá verde é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Não
confundir com chá de ervas comuns.
Existem três tipos principais de chá verde:
1. chá verde (japonês e chinês) preferido nos países asiáticos. Ele não é
fermentado por ser processado no vapor.
2. chá preto (indiano) é o preferido nos países ocidentais. Produzido pela
secagem e fermentação das folhas.
3. chá oolong que passa por um processo combinado dos dois chás
anteriores.
O chá verde, segundo estudos científicos, reduz o risco de derrame
cerebral em até 70% dos consumidores e ainda ajuda na redução do peso.
Chá verde
Ingredientes:
10g de folhas secas de chá verde.
Modo de preparo: colocar as 10g da erva em 500ml de água fervente.
Abafar por 10 minutos.
Dose recomendada: Tomar 2 copos mornos por dia do chá preparado.
É aconselhável tomá-lo depois de uma caminhada ou exercício de 30
minutos, para melhor efeito.
Obs.: é necessário não consumir refrigerantes, doces e massas em
excesso durante o tratamento, que deve durar de 30 a 60 dias.
Clorofila
É o pigmento verde das plantas, utiliza a energia das plantas para realizar
a fotossíntese, passando a elaborar compostos e tecidos orgânicos a partir do
dióxido de carbono e água.
Segundo o nutrólogo Bernard Jensen, D.C, Ph.D. a clorofila:
— produz uma alta contagem sangüínea,
— prove ferro para os órgãos,
— limpa e desodoriza os tecidos intestinais,
— ajuda a purificar o fígado,
— diminui a fragilidade capilar,
— diminui a formação de muco (catarros),
— melhora a flora intestinal,
— regula a menstruação,
— melhora os problemas de açúcar no sangue (diabetes),
— melhora a produção de leite,
— limpa a estrutura dos dentes e gengivas, na piorréia,
— alivia hemorróidas,
— revitaliza o sistema vascular das pernas
— reduz a dor causada por inflamações.
Como utilizar sucos clorofilados
Pode-se misturar gotinhas nas papinhas do bebê. Para adultos, o ideal é
beber um a dois copos ao dia, entre as refeições.
Sucos desintoxicantes de clorofila
1 talo de agrião
1 talo de salsão
1 colher de sopa de salsinha
1 copo de água-de-coco ou água mineral
1 maçã
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: tomar duas vezes por dia, de manhã cedo, em jejum
e à noite.
2º suco
5g de brotos de alfafa
5g de dente-de-leão
5g de agrião
5g de tanchagem
5g de couve
1 copo de água-de-coco ou água mineral.
Modo de preparo: bater no liquidificador todos os ingredientes. Coar.
Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições principais.
Principais propriedades terapêuticas
Salsinha e o salsão: são desintoxicantes em conseqüência dos seus
princípios ativos e ótimos para limpar as glândulas linfáticas e ajudar a depurar o
organismo. A pectina da maçã e as fibras ajudam a desintoxicar o corpo de metais
pesados.
Agrião: possui clorofila e valiosos sais minerais como cálcio, fósforo,
enxofre e ferro. Tem importante capacidade de desintoxicar o organismo.
Faça uma dieta de hortaliças cruas durante vários dias. Os sucos verdes
frescos são excelentes para depurar o sangue e fortalecer o sistema imunológico.
Você pode combater doenças degenerativas, tão comuns no ambiente
poluído em que vivemos. Quando sentir um resinado ou um vírus lhe atacando,
quando estiver deprimido ou sem energia, use clorofila, que você logo se sentirá
bem!

Sucos Desintoxicantes

Sucos Desintoxicantes
Resultado de imagem para suco detox

:: Conceição Trucom ::

Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?
Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.
São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.
Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.
Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional.
Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de:

 
1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar.
2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna.
3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame.
4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.
Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que o indicado é evitar diluições com muita água. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.
Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura.
Acredito que o uso conjugado do liquidificador e centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liqüidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.
O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas", interferindo menos na absorção da clorofila, substância que confere a cor verde às plantas e é benéfica ao organismo humano. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, também importantes.
Para tornar mais agradável o sabor destes sucos, principalmente onde entram legumes e folhas de sabor forte, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, para dar um tom ácido, a maçã e a cenoura para dar um tom doce e o inhame para neutralizar sabores. Mas, não exagerar no número de ingredientes pois o sabor poderá ficar sem muita identidade.
Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam consumidos IMEDIATAMENTE após o seu preparo.
ALGUMAS RECEITAS:
Cenoura e salsa 2 cenouras – 1 limão inteiro (polpa e casca) – 1 laranja - 2 talos de salsão – ½ maço de salsa (talos e folhas).
Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Ingerido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.
Maçã e brócolis  2 maçãs – 1 laranja – 1 limão inteiro (polpa e casca) - 2 folhas de brócolis - 2 hastes com flor de brócolis.
Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.
Couve e cenoura 4 folhas de couve - 4 cenouras – 2 tangerinas.
Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.
Regulador  1 cenoura média - 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – água para diluir.
Benefícios: age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.
Refrescante  1 tomate grande maduro e picado - meio pepino picado - 1 talo de aipo ou salsão picado - 1 laranja – 1 limão.
Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.
Mas a diferença está na consciência! Todos me pedem receitas e, resisto em passá-las. Penso que as receitas são o ÚLTIMO passo deste trabalho de esclarecimento. Peço que não se enganem.
Sem dúvida alguma, os alimentos vivos são os nossos maiores cúmplices para a conquista da saúde em todos os níveis de nossa existência. Entretanto, a decisão interna por desintoxicar-se, desapegar-se de todos os escudos e coisas velhas (crenças, paradigmas, padrões, modelos, condicionamentos, etc.) é o que irá determinar o verdadeiro sucesso deste projeto de crescimento.
Não adiantam as “receitinhas” sem a decisão interna para nos manter disciplinados, determinados e motivados, portanto assertivos quanto aos novos hábitos e atitudes.
O ser humano insiste em fórmulas rápidas para sair de suas prisões. Fantasia! Estas fórmulas não existem.

Nem todo mundo quer um relacionamento, filhos, casar ou ter uma religião.

Resultado de imagem para uma pessoa sozinha

O que é bom para você pode não ser visto assim pelo outro. O que é um sonho para você pode não ser para o outro. O que é a sua realização não é a do outro. Cada pessoa tem sua história, constrói sua vida e seus objetivos. Cada um lida e vê a vida de uma forma.
 sabe? Está tudo bem. Não entendo porque para algumas pessoas isso é o cúmulo. Às vezes escuto alguém dizer que não quer casar e. nossa, as pessoas olham como se isso fosse o fim do mundo. Então começam a levantar hipóteses. Deve ter se machucado no amor. Será que foi traído(a)? Aí coitada será que ela tem trauma da infância e por isso não quer ser mãe? Eu acho que fulano não teve boas experiências na igreja.
NÃO. Já parou para pensar que da mesma forma que você escolheu casar, ter filhos ou escolheu uma religião alguém pode também escolher não querer?
O que é bom para você pode não ser visto assim pelo outro. O que é um sonho para você pode não ser para o outro. O que é a sua realização não é a do outro. Cada pessoa tem sua história, constrói sua vida e seus objetivos. Cada um lida e vê a vida de uma forma.
Escolha implica em responsabilidade e cada um é responsável por aquilo que escolhe. Cada pessoa é livre para escolher. A vida vai nos levando a tomar decisões e cada um escolhe o que quer e o que acha ser melhor. Simplesmente respeite. Sem hipóteses. Sem tentar ver o outro como coitado ou sofrido por não querer o mesmo que você. Não seja chato.
Respeite a vida alheia da mesma forma que você gosta que respeitem as suas decisões. Fique feliz com a escolha das pessoas sem questionar. Não querer ter filhos, casar ou ter um relacionamento não é um problema. O problema é você não entender e achar que todo mundo precisa escolher o mesmo. Aprenda a lidar com as diferenças.
Ninguém é mais ou menos amado porque tem filhos. Ninguém é mais feliz por ter um casamento. Ninguém é mais ou menos espiritual por ter religião. Uma pessoa pode sim ser muito feliz sem ter um relacionamento. Aliás, filhos, casamento e por aí vai não são sinônimos de felicidade. Quando estamos felizes com nós mesmos todas as escolhas e oportunidades acrescentam. Transbordam. Sejam elas coisas ou pessoas. Então cada um tem o direito de escolher o rumo que quiser. E nós, temos o dever de respeitar a escolha de cada um.

Viva o hoje porque daqui a pouco pode ser tarde demais


Nascer, crescer, envelhecer e morrer.

Viver ou existir ?
Seguimos o calendário, contando os dias, meses e anos. Corremos contra o tempo, em uma fila invisível que termina no dia de nossa morte.
O nosso destino é único e irreversível, e ainda assim não vivemos o hoje porque estamos preocupados com o amanhã, ou nos lamentando pelo ontem.
Queremos pessoas boas a nossa volta, porém nem sempre somos bons quando temos a chance de ser presença na vida de alguém.
Queremos ser amados mas muitas vezes não somos amáveis.
Queremos a paz mundial mas não conseguimos nem manter a paz com os nossos vizinhos.
Queremos tudo da vida, mas nem sempre estamos dispostos a abrir mão de alguma coisa para poder realmente viver.
Queremos acabar com a fome no mundo, mas muitas vezes olhamos mendigos com nojo e desprezo, e pouco entendemos sobre o que é realmente caridade.
Queremos o fim da corrupção, mas furamos a fila, e muitos fazem qualquer coisa para se beneficiar, mesmo que isso signifique prejudicar outra pessoa.
Batemos no peito para impor nosso desejo de sermos respeitados, mas não oferecemos nosso assento para gestantes, idosos ou pessoas debilitadas.
Torcemos o nariz para moradores de rua, temos medo, achando que todos são bandidos, alguns infelizmente ainda julgam os irmãos quem tem a cor da pele diferente da deles.
Condenamos as escolhas alheias como se fossemos Deus, mas somos os primeiros a gritar nas passeatas pedindo pelo fim do preconceito, do racismo, e da desigualdade .
A vida é uma contradição, sim, e a única coisa que podemos fazer é torná-la o mais bonita possível, fazer nossa parte sempre, dar nosso melhor todos os dias, e acima de tudo, viver ao invés de só existir.
Se tivesse a oportunidade de falar com a morte antes de ser a sua hora de morrer, talvez assim como no filme, ela te diria, para não esquecer de ver a beleza oculta, para não se perder nas distrações do caminho que te impedem de ser feliz, por isso viva o hoje, hoje e agora, porque daqui a pouco pode ser tarde demais.

17 de abril de 2019

Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias Luiza Fletcher

Ficar perto de pessoas

Os problemas são uma parte natural da vida, acontecem conosco, nossos amigos, entes queridos, até mesmo com as pessoas que consideramos incrivelmente sortudas.
Frequentemente, as pessoas em nossas vidas compartilham suas reclamações sobre algo ou alguém conosco. Por um lado, isso é natural, elas estão buscando uma maneira de aliviar a tensão. Por outro lado, no entanto, se convivemos a todo momento com pessoas que apenas reclamam, nossas energias acabam se esgotando.
Mostrar preocupação é bom e saudável, mostra para as pessoas que nos importamos com sua felicidade. Entretanto, precisamos também pensar em nós mesmos, em como a convivência constante com a negatividade pode nos prejudicar.
Estabelecer limites não é fácil. Não queremos que nossos amados nos percebam como egoístas ou insensíveis. Portanto, para evitar os conflitos, é importante ser capaz de identificar as situações tóxicas, compreender como elas podem influenciar nossas vidas e lidar com elas de forma sábia.

Porque é vital evitar as reclamações


Muitas vezes, as pessoas que vivem um padrão constante de reclamação enxergam a si mesmas como vítimas da situação, e não tomam uma atitude para mudar suas vidas.
Por muito tempo, nos sentimos tristes pelos infortúnios da outra pessoa, e buscamos muitas maneiras de ajudá-la a superar suas dificuldades. No entanto, com o passar do tempo percebemos que o problema não está no resto do mundo, mas sim na própria pessoa, na maneira como ela resolve se comportar diante da vida.

O que acontece conosco quando ouvimos constantemente as reclamações de alguém

As pessoas viciadas em reclamar possuem a habilidade de criar sentimentos de pena nos interlocutores, que, muitas vezes, começam a perceber os seus problemas dessas pessoas como seus próprios.
Isso, além de sugar uma grande quantidade de energia dessas pessoas, muda sua atitude. Dessa maneira, sua felicidade e realização começa a depender de como seus amigos “reclamões” estão se saindo na vida.

Sentimentos como frustração, culpa e tristeza começam a ser presente na vida dessas pessoas, resultando em alterações hormonais no cérebro que causam consequências negativas como:

  • Desequilíbrio emocional
  • Dificuldades para resolver problemas próprios
  • Deterioração da concentração
  • Pensamentos negativos

O que fazer para evitar os “reclamões”?

Essas pessoas não sabem lidar com as fases difíceis da vida e vivem em um estado constante de frustração e culpa, usando suas energias para reclamar, ao invés de buscar solucionar seus problemas. Você pode sim fazer sua parte para ajudá-las, mas é importante manter em mente sua própria qualidade de vida.
Se perceber que suas tentativas de ajudar são em vão, o melhor a fazer é afastar-se e se concentrar no seu próprio sucesso.

Abaixo estão listados 4 comportamentos que nos ajudam a nos afastar dos reclamões:

1. Mantenha uma distância saudável

Quando você perceber que essas pessoas estão tentando manipulá-lo com seu comportamento de vítima, escolha manter uma distância saudável para não ceder a seus comportamentos tóxicos.
Se você se recusar a ouvir suas queixas constantes, elas perceberão que você não está disposto a receber suas energias negativas.

2. Seja franco com a pessoa sobre sua situação

Algumas pessoas só aprendem suas lições através da sinceridade. Então, se você chegou no seu limite, seja franco em relação à atitude da outra pessoa, mostrando que ela tem total responsabilidade sobre sua vida e sua situação atual.
Tente não absorver as questões pessoais dessa pessoa para si mesmo. Todos somos responsáveis pelas nossas próprias vidas.

3. Não demonstre “fraqueza”

Não se esqueça: na maioria das vezes, você estará lidando com um manipulador. Dessa maneira, é fundamental manter-se sério e firme em sua posição.
Certamente você sentirá empatia pela pessoa, mas mantenha o controle e transfira a ela a responsabilidade por sua própria vida.

4. Defina limites

Você tem direito a seu espaço pessoal. É você quem define até onde essa pessoa vai com suas reclamações. Defina limites e não permita que sua compaixão o faça perder o controle.
Se for necessário, coloque um ponto final na situação. Afinal, a responsabilidade de cuidar de sua saúde emocional e mental é apenas sua.
Você tem alguma pessoa reclamona em sua vida? Não permita ser afetado por sua negatividade! Siga os passos acima e cuide de sua qualidade de vida!