Reflexologia


A Reflexologia -  é uma técnica curativa holística – o termo "holístico" é derivado da palavra grega "holos" que significa "inteiro" – logo, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída por corpo, mente e espírito. È um método terapêutico que utiliza técnicas de pressão em áreas dos pés. A Reflexologia trata-se da arte de curar através do toque nos pés, seguindo o princípio de que todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, estão conectados através de canais de energia ativados em pontos em nossos pés. Portanto, quando nossos pés estão cansados, assim está nossa mente e corpo.
Os reflexologistas não isolam uma doença para tratar os seus sintomas nem atuam especificamente sobre um órgão ou sistema; em vez disso, tratam a pessoa como um todo, com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia.


A Reflexologia no combate às doenças

Nunca foi alternativa, seus efeitos atuam na causa da doença. Tratando da causa os efeitos desaparecem. Por isso tomem cuidado com profissionais não qualificados, pois a moda hoje é muitos terapeutas, de uma hora para outra, tornarem-se reflexologistas sem o mínimo conhecimento cientifico e aptidão para aplicar a reflexoterapia. Nesta década do terceiro milênio, mais do que nunca temos que ter consciência de nossas aptidões e procurar ser honesto conosco mesmo. Uma massagem reflexa mal direcionada pode trazer transtornos ao paciente. No caso da hipertensão arterial os efeitos da reflexoterapia são eficazes no equilíbrio da pressão sangüínea; mal direcionada pode levar o paciente a um enfarte.

A maioria de meus paciente já passaram por muitos consultórios e terapias, e no entanto o problema continua. São doenças que variam desde a depressão, enxaqueca, disfunções metabólicas, problemas de coluna de articulações, bronquites, sinusite, refluxos, disfunções hormonais, tonturas, fibromialgia, reumatismo, gota, artrite, stress a muitas outras. Mesmo que o paciente apresente um quadro patológico idêntico a outros, a causa é diferente, por isso o terapeuta entendido, ao tocar o pé do indivíduo, tem pela percepção na ponta dos dedos, o conhecimento de onde está instalada a causa da doença, esta percepção não é válida para diagnóstico médico ou laboratorial ou radiológico. Não podemos aplicar uma massagem-reflexa diretamente ao órgão sintomático, pois este órgão ou sistema do corpo podem estar enfraquecidos, congestionados estressados ou com pouca circulação.

Um quadro patológico grave de infeção renal: jamais poderemos atuar os pontos reflexos dos rins e órgãos correspondentes, pois as ativações provocarão uma sobrecarga de venenos que por hora estavam estagnados e o organismo sentirá dificuldades para combater toda esta carga tóxica. Por isso temos que atuar: pontos reflexos da rede nervosa, em seguida sistema linfático e endócrino, ativando as glândulas pituitária, responsável pelo equilíbrio dos rins, e supra-renais, que secretam a cortisona natural, por fim uma massagem leve nos rins e órgãos correspondentes, para desestressar o sistema urinário.


É eficaz para o tratamento de infecções, como asma brônquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, resfriados, tosse e pneumonia.
 Além disso, ainda apresenta excelentes resultados nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, câimbras, reumatismo e muito mais.               

A velhice e a juventude dependem da nossa menor parte vital - As células.
O envelhecimento começa quando o ritmo do processo metabólico é alterado. A causa dessa alteração se dá principalmente pelo acúmulo de toxinas nos tecidos, que prejudicam a nutrição das células.

As células precisam de constante suprimento de oxigênio, nutrição e circulação suficientes, ao contrário, elas começam a se degenerar e a se decompor. Com esse retardamento de renovação e recomposição, o corpo começa a envelhecer e adoecer.
"Doenças são resultado da disfunção celular e da imperfeição dos tecidos do corpo, em razão da condição anormal dos elementos da vida".
O processo de produção de células novas e saudáveis começa pelo aumento da capacidade de expulsão e limpeza dos órgãos e sistemas que eliminam excreções.
É aqui que entra a Reflexoterapia. Quando aplicada corretamente, é eficaz no restabelecimento da saúde do corpo e rejuvenescimento, pelo simples processo de estimulação dos pontos reflexogênicos de todas as glândulas e dos órgãos, restabelecendo o equilíbrio pelo envio de correntes de energia vital às áreas do corpo afetado, regulando, assim,o metabolismo e ajudando a natureza a voltar a gerar células normais, num ambiente em que as células anormais não se desenvolvem.