3 de março de 2016

M I O M A S e suas Relações





Deixar-se moldar pelo externo e não preservar sua natureza intima.
O útero é estimulado diariamente por hormônios e desnudado mensalmente em virtude da menstruação. O colo do útero, por exemplo, é extremamente vulnerável ao surgimento de vários tipos de tumores, benignos e malignos. Dentre os principais tumores benignos destacam-se os miomas, que se formam a partir dos tecidos musculares do útero; e os fibromas, que são menores constituídos principalmente por tecido conjuntivo fibroso que compõe o útero.
Metafisicamente, o útero é afetado quando a mulher se distancia das suas características básicas, assumindo posturas de vida que não correspondem a sua maneira de ser. Geralmente isso ocorre por ter sido muito criticada ou, ainda, por ter tido os piores resultados ao agir de acordo com seus princípios.
Ao perder a originalidade, a mulher passa a viver em função do meio, moldando-se aos outros e assumindo papéis sociais ou familiares. Tenta ser uma esposa perfeita, uma mãe exemplar, uma amiga ideal, etc. Essa postura gera comportamentos que atendem aos modelos estereotipados pela sociedade; no entanto, ela não condiz com sua natureza íntima. Portanto, o desejo de agradar aos outros ou adequar-se à sociedade pode sufocar a essência do ser que habita em cada um de nós. Essa conduta reflete no corpo em forma de complicações uterinas.
No mioma, metafisicamente a mulher culpa-se pelos transtornos vivenciados no emprego do seu próprio estilo numa determinada situação. Já no fibroma a mulher torna-se muito dura consigo mesma. Cobra de si uma conduta exemplar e não tolera os próprios fracassos.
Por isso, é importante refletir acerca de sua condição de vida. Não exatamente o que você conquistou em relação aos outros ou bens materiais; mas sim, quanto à preservação da individualidade e o cultivo de suas características peculiares, visto que isso promove, metafisicamente, a saúde uterina e também a realização pessoal.
Além do auto-abandono, convém avaliar também a maneira como você tem se relacionado consigo mesma, pois isso define a maneira como os outros vão tratá-la. Cada um recebe aquilo que cultiva no seu íntimo. Quem se abandona é esquecido; aquele que se anula, não é solicitado; a pessoa que não se valoriza, também não é valorizada, e assim por diante.
Procure proporcionar a você mesma tudo aquilo que espera dos outros; desse modo, você estará se preenchendo interiormente, bem como proporcionando condições para receber daqueles que a cercam algo que já existe em si mesma.
Assuma-se como mulher, com peculiaridades dignas de serem mantidas diante de quem quer que seja. Acredite você é importante e especial. Caso os outros não tenham reconhecido os seus potenciais, valorize-se.
Procure se relacionar harmoniosamente com todos que a cercam. Estabeleça os acordos da convivência de maneira a preservar seu estilo e manifestar seus sentimentos.
Não espere que os outros preservem aquilo que é especial para você. Lembre-se, tudo o que você sente só existe em você, ninguém, por mais que lhe queira bem, é capaz de avaliar o quanto algo é importante para você, pois é você quem está sentindo. Por isso, não dependa exclusivamente da aprovação dos outros para realizar aquilo que é originalmente seu.
Seja fiel a sua natureza íntima, preservando-a. Não seja aquilo que os outros esperam de você. Encontre uma maneira de se relacionar com o ambiente e as pessoas sem comprometer a espontaneidade.
Metafisicamente, para resolver os problemas uterinos volte a ser quem você era no passado. Resgate suas próprias características, que foram deturpadas no curso da sua existência relacionamentos turbulentos e os papéis assumidos turvaram a percepção de si mesma, mascarando seus sentimentos; encontre-se e resgate sua originalidade.
 Na medicina chinesa o mioma uterino faz parte da teoria das massas abdominais, assim chamadas JI e JU. São massas decorrentes do acúmulo de sangue no útero. São benignos.
Causas:
1- Retenção de frio: tendência genética a reter frio no baixo ventre, fatores ambientais como expor os pés ao frio ou água por muito tempo ou repetidamente.
2- Distúrbios emocionais: são importantes fatores na gênese dos miomas uterinos. Emoções fortes, intensas, independentes de suas naturezas podem levar a formação de miomas uterinos, principalmente a preocupação, a ansiedade e a frustração. As emoções impedem a distribuição correta do Qi (energia), principalmente do Qi do fígado.
3- Agentes patológicos exógenos: dieta e fatores ambientais.
Dieta: é outro fator importante na formação de miomas e outras massas abdominais. A alimentação irregular ou o excesso de alimentos frios podem levar à formação de frio no abdome inferior. O frio contrai e naturalmente interfere na circulação. O excesso de alimentos gordurosos também enfraquece o baço e pode levar a formação de umidade e mucos, que podem se fixar no abdome inferior e resultarem em mioma. Existe também uma estreita relação entre muco  ( ingestão de laticínios) e estase de sangue, de modo que um pode levar ao outro ou a agravar-se.
Fatores ambientais: são menos importantes na etiologia do mioma. Talvez o mais importante seja o frio e/ou umidade externo, que pode invadir o abdome inferior e enfraquecer a circulação de sangue, eventualmente levando a estase de sangue.





Tipos de miomas: Geralmente alojam-se ao redor do útero, mas podem se desenvolver no colo do útero. Existem três tipos:
Subseroso: quando localizado na parte externa do útero.
Intramural: quando se desenvolvem na parede muscular do útero.
Submucosos: quando localizado na parede interna do útero.

Assintomático - muitas mulheres só descobrem o mioma em achados ocasionais de ultra-sonografia, nunca tendo nenhum sintoma presente.
Infertilidade - Geralmente os miomas submucosos e intramurais são causadores de infertilidade, porém estatisticamente são responsáveis por 5% dos casos. Na maior partes das vezes podem comprimir a tuba uterina, impedindo a trânsito do óvulo ou nos miomas submucosos impedindo a implantação do ovo.


Câncer- O risco dos miomas se tornarem câncer é em torno de 0,2% a 0,5% dos casos. Este tipo de  câncer é chamado de leiomiossarcoma, pode incidir um pouco mais na pós-menopausa. É importante lembrar que miomas que crescem muito rápido podem ser sugestivos de transformação cancerosa.

Tratamento na Terapia Alternativa - acupuntura, reflexologia, tratamento psicologico, radiestesia e muitos outros. Precisamos encontrar a verdadeira causa para podermos eliminar o problema.


Tratamento na Medicina Ocidental
Miomas são a principal causa de histerectomia em nosso meio. Os métodos para tratamento dos miomas podem ser divididos em extirpativos e não extirpativos.
Os antigos métodos extirpativos foram modernizados pelo desenvolvimento da cirurgia endoscópica criando uma nova via de acesso. Como tratamentos realmente novos, encontramos os métodos não extirpativos, onde os miomas sofrem uma agressão térmica (frio ou calor) ou tem seu fluxo sanguíneo interrompido, levando à sua regressão em volume e cessação dos sintomas associados a sua presença.
Métodos extirpativos:
Miomectomia: a miomectomia é o método mais utilizado depois da histerectomia, para tratamento de miomas. Existe a miomectomia aberta ou tradicional e a miomectomia vídeo-laparoscópica e a histeroscópica Esta última muito indicada para a retirada dos miomas submucosos.
Histerectomia: remoção total do útero.  Apesar de ser o tratamento mais indicado para miomas na Medicina Ocidental, a histerectomia não apresenta vantagens na prevenção da degeneração sarcomatosa, não aumenta as chances de detecção futura de outras patologias pélvicas e não previne uma maior morbidade em cirurgia futura caso os miomas venham a crescer.
Métodos não extirpativos:

Miólise: são repetidos disparos de laser sobre o mioma, levando a geração de calor que vaporiza a água tecidual, causando a desnaturação do mioma. Também pode ser introduzida agulha bipolar, que é introduzida no mioma e dispara uma corrente elétrica, provocando no tecido um efeito de geração de calor que leva a lise do mioma.
Embolização do mioma: é o método não extirpativo mais promissor no momento. Observou-se que,  muitos casos de   embolização das artérias uterinas em pacientes com miomatose sintomática,  ocorriam  acentuada diminuição ou abolição total dos sintomas associados à presença dos miomas. É um método indicado para pacientes com miomas múltiplos  ou grandes, que não devem ou não desejam serem submetidas a uma miomectomia ou histerectomia. (Barrozo).

7 comentários:

  1. Regina,
    Você esclareceu muitos pontos para mim.
    Mais que grata,
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok.. mas a parte principal para a cura é melhorar o relacionamento com homens.. pai, marido, chefe..

      Excluir
  2. não teria um tratamento a base de ervas ?

    ResponderExcluir
  3. Vanda veja no site www.remdios-caseiros.com....sei que gengibre esquenta o utero e isso ajuda.. bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedora esta matéria. Só faltou falar e exemplificar a alimentação adequada a este tipo de doença.

    ResponderExcluir
  5. Queridas amigas.. como eu disse, o melhor remédio é se resolver como mulher da melhor maneira possível e resolver todos e quaisquer problemas com homem.. pai, chefe , irmão, marido.....vc tem que impor aquilo que vocês querem e como se sentem com a relação a sentimento de obrigação, tristeza pq tem que fazer alguma coisa que não está com vontade.. principalmente sexo..por isso que falei que as melhores terapias são a psicologa, reiki, reflexo, radiestesia, floral.. mas o mais importante é detectar onde e com quem está pegando esse relacionamento conturbado..e com imposição de que ainda o homem prevalece e quer sexo a hora que ele quer e briga qdo não tem....

    ResponderExcluir

Agradeço seu interesse, espero que voltem