Os esteróides anabolizantes, são muito similares à hormona natural testosterona. Estes medicamentos, administrados por via oral ou endovenosa, podem proporcionar uma melhoria nos desportos de competição, já que estimulam o crescimento dos músculos e melhoram o rendimento físico. No entanto, também poderão provocar efeitos colaterais. Por isso, o seu consumo apresenta problemas éticos e de segurança. Apesar da proibição do uso de esteróides anabolizantes feita pelas organizações amadoras e profissionais de todo o mundo, este continua a ser um grande problema em muitos desportos em que a força física é fundamental.
Entre 6 % e 11 % dos alunos masculinos do ensino secundário (dos quais um surpreendente número não é desportista) consomem anabolizantes. Um inquérito demonstrou que o grupo mais numeroso de utilizadores pela primeira vez de esteróides foram jovens com menos de 15 anos. Das pessoas que recorrem a esteróides, 95 % são rapazes e 65 % são desportistas, principalmente jogadores de futebol americano, lutadores ou halterofilistas.
O sintoma mais freqüente do uso de esteróides anabolizantes é o notável aumento do volume corporal. Quem os consome sente-se mais enérgico e frequentemente tem um maior desejo sexual (libido). Os efeitos colaterais estão principalmente relacionados com a quantidade da dose.
As doses altas podem provocar efeitos psicológicos, como mudança de humor erráticas, comportamento irracional e aumento da agressividade (frequentemente chamada fúria esteróide).
O acne costuma piorar e é um dos poucos efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes que leva o adolescente a procurar o médico. Naqueles que tenham alguma doença do fígado pode produzir-se icterícia e é mais provável que isso aconteça quando os esteróides anabolizantes se ingerem na forma de comprimidos do que quando são injetados.
O uso de anabolizantes pode detectar-se até seis meses depois de se ter interrompido. Existem análises laboratoriais que podem determinar a presença dos derivados de esteróides anabolizantes na urina.
Efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço seu interesse, espero que voltem