Toda resistência é vivenciada como uma negatividade. Toda negatividade é uma resistência.
A negatividade vai de uma irritação ou impaciência a uma raiva, de um humor deprimido ou um ressentimento a um desespero. O ego acredita que, através da negatividade, pode manipular a realidade e conseguir o que deseja. Acredita que, através dela, pode atrair uma circunstancia desejável ou dissolver uma indesejável.
O fato é que esta negatividade não funciona. Em vez de atrair uma situação desejável, ela a interrompe e em vez de desfazer uma situação indesejável, ela a mantém no lugar. Sua única “utilidade” é que ela fortalece o ego, e essa é a razão pela qual ele a adora.
Sempre que sentir a negatividade crescer dentro de você, causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo: “Atenção. Aqui e Agora. Acorde. Largue a sua mente. Esteja presente”.
Até mesmo a mais leve irritação precisa ser conhecida e observada, do contrario, haverá um aumento das reações não observadas.
Você pode descartá-la, mas verifique que não ficou nada em seu interior.
Uma alternativa para descartar uma reação negativa, é fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para a causa externa da reação.
Por exemplo, vamos dizer que você esteja em casa. De repente vindo da rua, começa a soar um alarme insistente de carro, o latido de um cachorro, o choro de uma criança. Surge uma irritação. Você pergunta – qual é o motivo desta irritação?? Nenhum até aqui.
Porque você a criou?? Você não a criou. Quem criou foi sua mente. Ela teve uma reação totalmente automática, totalmente inconsciente.
Ela criou porque sustenta a crença inconsciente de que a resistência dela, que você absorve como alguma forma de infelicidade vai dissolver a condição indesejada. Isso é uma ilusão. A resistência que ela cria nesse caso a irritação ou a raiva é muito mais desagradável do que a causa original que ela está tentando desfazer.
Sinta-se ficando transparente, sem a solidez de um corpo material. Agora, permita que o barulho, ou o que estiver causando a emoção negativa, passe através de você. Ele não está mais golpeando uma parede sólida dentro de você.
Quando alguém diz alguma coisa grosseira para ferir você. Em vez de desencadear uma reação inconsciente e uma negatividade, como uma agressão, uma defesa, ou um retraimento, você deixa isso passar através de você. Não ofereça resistência é como se não existisse mais ninguém ali para ser machucado. Isso é perdão. Nesse sentido, você se torna invulnerável.
Pode dizer a essa pessoa que o comportamento dela é inaceitável, se você escolher fazer isso. Mas essa pessoa já não tem mais o poder de controlar o seu estado interior. Você passa a estar em seu poder – e não mais em poder de alguém.
Não busque nenhum outro estado além daquele em que você está agora. Perdoe a si mesmo por não estar em Paz. No momento em que você aceitar completamente a sua intranqüilidade, ela se transformará em paz.
Quando aceitamos o que é, todo momento é o melhor. Isto é iluminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço seu interesse, espero que voltem