24 de junho de 2020

O Ronco


 TEIMOSIA, NÃO ABRIR MÃO DE SEUS VALORES OU PONTOS DE VISTA 

O ronco é decorrente da vibração do ar ao passar pelos brônquios e traquéia, com secreção.
No âmbito metafísico, a pessoa que ronca permanece presa às velhas crenças. Insiste em mantê-las, criando argumentos para convencer os outros de que está com a razão. Não se trata apenas de um teimoso, mas alguém que julga ser dono da verdade.
O ronco pode se manifestar em qualquer idade. Até os jovens que fazem questão de impor seus pontos de vista a qualquer custo também roncam.
É complicado conversar sobre determinados assuntos com alguém que apresente esse perfil, pois ele quer ter sempre razão, não se abre para um diálogo consciencioso.
Além da teimosia e da inflexibilidade no diálogo, as pessoas que roncam geralmente são controladoras. Na insistência de manter o poder ou defender seu ponto de vista, não relaxam nem para dormir. Durante o sono mantêm registrada uma mensagem no subconsciente: "Preciso dormir, descansar, mas não posso largar mão da situação nem amolecer perante os outros". Tudo isso provoca uma tensão que estimula a secreção na traquéia e brônquios, ou forma uma pequena saliência, causando o ronco.
A vibração causada no palato identifica bem a dificuldade de moldar-se aos fatos do cotidiano, que não correspondem ao modelo ideal de vida que traz consigo. Sua atitude endurecida na distinção entre o que gostaria e a realidade dos fatos é que estimula a secreção na região da garganta durante o sono, fazendo vibrar o palato e provocando o sonido desagradável do ronco.

O Ego

11 de junho de 2020

A imagem pode conter: texto

A depressão silenciosa: Aquela em que há riso, mas ninguém percebe a tristeza

Quando falamos em depressão geralmente pensamos em alguém extremamente triste; isolado em casa; sem ânimo para fazer as atividades e por aí vai. Já ouvi discursos como: ” Nossa, mas eu vi fulana sábado e ela estava tão bem, estava rindo, tem certeza que ela tem depressão?” Ou “Ué, mas eu chamei ele para sair e ele aceitou, acho que já está bem”. Esses estereótipos que criamos são tão perigosos quanto os julgamentos que tanto criticamos. Criamos um personagem e achamos que para validar o sofrimento de alguém ele precisa necessariamente se encaixar nisso. Cada pessoa sente as coisas de uma forma e lida com isso de uma maneira diferente. O que as pessoas precisam entender é que quem está com depressão também saí, trabalha, estuda, sorri, faz piadas e parece bem, quando na verdade acontece uma tempestade dentro si.
Pessoas com depressão têm sonhos, projetos, mas na maior parte do tempo sentem suas energias indo embora. É uma luta constante o fato de precisar lidar com a tristeza diária. É um sentimento de impotência que invade e faz paralisar tudo. A depressão pode ser silenciosa. Aquele colega de trabalho que você vê sorrindo pode ser o cara que chega em casa e se sente esgotado por ter de enfrentar mais um dia; de precisar parecer bem, quando de fato não está. Pode ser o cara que chora escondido, que se sente diminuído na maior parte do tempo e que não se reconhece mais. Pessoas improváveis – aos nossos olhos – quando a tristeza não é visível e a gente pensa que está tudo bem.

Em situações como essa, pratique a empatia

Photo by Aarón Blanco Tejedor on Unsplash
Quantos artistas descobrimos nos últimos tempos diagnosticados com depressão? E qual foi a nossa reação a não ser espanto? Afinal, “como assim? Ele ou ela pareciam tão bem, desfrutavam da fama, possuíam dinheiro, estavam sempre viajando”. Como alguém assim pode se sentir deprimido? A questão é que a depressão não tem a ver com coisas, com financeiro, ou falta de prestigio social. Pelo contrário, pode se ter tudo e ainda assim, ser vazio de sentido.
Por isso, precisamos, mais do que nunca, ser gentis. Cada pessoa enfrenta uma batalha. Cada um está lutando por algo. Nós não sabemos. Nossa gentileza e generosidade ao tratar o outro em nossas relações podem fazer a diferença, afinal não sabemos quando o outro está enfrentando uma tempestade dentro si ou o quanto tem gastado energia tentando disfarçar a tristeza e parecer bem para o mundo. A empatia que tanto pregamos, se exercida longe dos estereótipos que criamos, pode ser uma ferramenta poderosa para salvar o dia de alguém.

Você precisa aprender a dizer não !!!

Quantas vezes você fez alguma coisa pelo simples fato de não conseguir dizer não? Está na hora de você aprender a dizer esta palavrinha de três letras sem se sentir culpado!
Imagine a seguinte situação, você está com a agenda cheia no trabalho, precisando fazer horas extras sem parar. Mas neste intervalo corrido de sua vida, chega um ex-professor muito querido pedindo para que você apresente um trabalho na sala de aula dele. Claro que você vai aceitar, não pode fazer esta desfeita!
E então você deixa para descansar no tão esperado fim de semana. Quando ele se aproxima, um membro da família que sempre foi prestativo a você pede para você dar uma forcinha nos preparativos do aniversário de um primo. Como dizer não?
E com estas situações você acaba enchendo cada vez mais sua agenda, e tendo cada vez menos tempo para seu lazer e descanso.
Se você se identificou com esta situação hipotética, está na hora de aprender a dizer não – e não se sentir mal com isso!
Temos a tendência de aceitar todos os pedidos de auxílio que as pessoas nos fazem. Não tem problema nenhum em ajudar as pessoas, o problema começa quando “dar uma mãozinha” acontece em detrimento do seu próprio bem-estar.
Você já parou para refletir o motivo pelo qual é tão difícil dizer não para as pessoas?

A culpa por se priorizar


Unsplash / @esdesignisms

Muito provavelmente, quando alguém te pede algum favor, você não quer parecer rude, decepcionar alguém ou até mesmo estragar a relação com a pessoa que te fez o pedido.
Mas não precisa se sentir assim na hora de dizer não: existem maneiras respeitosas de negar um pedido e fazer com que a outra pessoa entenda sua situação.
Por muitas vezes associamos a palavra NÃO ao egoísmo, mas isso não é verdade. Não quer dizer que de repente vai começar a pensar só em você e não vai ajudar ninguém nunca mais. Você só não pode aceitar mais compromissos do que pode dar conta, e está tudo bem.
É preciso aprender a equilibrar os compromissos para não ter uma agenda sempre lotada sem poder tirar um tempinho para você!
Os momentos de descanso e lazer são essenciais para uma boa saúde mental, e é preciso respeitá-los e se priorizar, sem culpa.
Se você não estiver bem, não vai ter como ajudar outra pessoa.

O processo de mudança não é simples

Outro ponto que precisamos entender antes de fazer qualquer mudança pessoal é que NÃO É FÁCIL.
Qualquer mudança de hábito ou comportamento demanda um enorme esforço e é um PROCESSO.
Para te ajudar neste processo de aprendizado que nós sabemos que não é nada fácil, trouxemos 6 dicas de COMO APRENDER A DIZER NÃO:

1. Conheça e respeite seus limites

Você precisa determinar seus próprios limites, afinal de contas, cada indivíduo possui suas demandas e suas metas.
Por exemplo, estabelecer um horário de trabalho sem que hajam interrupções para resolver questões pessoais. Se durante este período alguém pedir ajuda com algo pessoal, você poderá dizer que depois do trabalho poderá dar atenção ao pedido, mas que naquele momento não será possível.
Uma vez estabelecidos estes limites fica mais fácil organizar sua agenda e controlar suas atividades.

2. Não queira agradar a todos

Um dos maiores motivos para que as pessoas se sintam culpadas na hora de dizer não é a necessidade de querer agradar as pessoas.
Se você quer ser uma pessoa legal, e eu acredito que a grande maioria busca isso, está tudo bem. Mas é preciso ter cuidado para não se tornar uma pessoa tão legal a ponto das pessoas começarem a abusar de sua boa vontade. Nesta hora é preciso refletir um pouco para restabelecer seu equilíbrio.
Desta forma você conseguirá separar as pessoas que estão realmente precisando de ajuda daquelas que apenas querem se aproveitar da sua boa vontade.

3. Cuidado com a saúde

O excesso de compromissos pode gerar uma série de consequências graves na saúde.
As pessoas que ficam sobrecarregadas por tempos demais podem sofrer de estresse e ansiedade por decorrência do cansaço físico e mental.
Se você se encontra nesta situação, é importante rever suas atividades e eliminar os excessos.
Tente se concentrar somente nas coisas que não tem como deixar de lado.

4. Defina seus valores e suas prioridades

Se alguém chega com um pedido que você julga ser antiético, é hora de dizer não.
Mesmo que seja uma pessoa muito próxima, você estará indo contra seus próprios valores.
Assim como os valores, as prioridades também devem ser respeitadas.
A prioridade ajuda a saber o que é mais importante naquele momento, e te ajudar a dizer não para as outras coisas.
Por exemplo, você precisa pegar seu filho na escola todos os dias às 18 horas. Se alguém pedir algum favor para este horário você precisará dizer não. Afinal de contas, você tem um compromisso que tem prioridade naquele momento e é mais importante do que todos os outros.

5. Não coloque seus compromissos em risco

O dia tem uma quantidade limitada de horas. Se você acabar pegando coisas demais para fazer, uma hora pode ser que alguma delas não vai dar certo. O pior de tudo nestas situações, é que pode ser uma muito importante. Será que vale a pena correr esse risco?
A resposta é NÃO. Além da sua agenda, com isso você está colocando em risco o próprio compromisso assumido também.
Se sua agenda está cheia, é melhor ser honesto e dizer que não pode assumir aquele compromisso naquele momento do que acabar não conseguindo fazer no prazo combinado.

6. Diga não com educação e respeito

Um dos maiores motivos pelo qual as pessoas acham difícil dizer não vem do fato de acharem que podem estar sendo rudes e sem educação.
E na verdade isso pode ser evitado com a maneira que se diz. É possível dizer não de maneira gentil e respeitosa.
Tenha cuidado com as palavras que você escolhe na hora de conversar, as palavras tem poder tanto de melhorar o dia de alguém quanto de magoar profundamente alguém querido.
Se você preferir, pode adicionar uma breve explicação do motivo de não poder assumir aquele compromisso naquele momento. Assim a pessoa poderá compreender melhor.

Apenas diga não!
Apenas diga não! Unsplash / @andytoots

O mais importante de tudo é entender a importância de aprender a dizer não para as pessoas. Se isso não acontecer, serão as pessoas que vão comandar sua vida, e não você.
Pode ser uma situação difícil e desconfortável nas primeiras vezes. Tente quantas vezes forem precisas.
É você que precisa ter as rédeas da sua vida, e você merece ter mais qualidade de vida!

ESTAS são as 13 coisas que você deve abandonar se quiser ser bem-sucedido Às vezes, para ser bem-sucedido, não precisamos de mais coisas, precisamos desistir de algumas.

Alguém me disse uma vez a definição do inferno:
“No seu último dia na Terra, a pessoa que você se tornou vai encontrar a pessoa que você poderia ter se tornado.” – Anônimo
Às vezes, para ser bem-sucedido, não precisamos de mais coisas, precisamos desistir de algumas.
Mesmo que cada um de nós tenha uma definição diferente de sucesso, existem certas coisas que são universais, das quais se você desistir será mais bem-sucedido.
Algumas delas você pode abrir mão hoje, outras podem demandar mais tempo.

1. Abandone estilos de vida que não sejam saudáveis

ser bem sucedido (3)
“Tenha cuidado com seu corpo. É o único lugar que você tem para viver.”- Jim Rohn
Se você quer alcançar qualquer coisa na vida, tudo começa aqui.
Primeiro, você tem que cuidar de sua saúde, e há apenas duas coisas que você precisa ter em mente:
  1. Dieta saudável
  2. Atividade Física
Passos pequenos, mas você vai agradecer a si mesmo um dia.

2. Abandone a mentalidade de curto prazo

“Você só vive uma vez, mas se você fizer isso direito, uma vez é suficiente.” – Mae West
Pessoas bem-sucedidas estabelecem metas de longo prazo e sabem que esses objetivos são meramente o resultado de hábitos de curto prazo que eles precisam fazer todos os dias.
Hábitos saudáveis ​​não devem ser algo que você faz: devem ser algo que você é.
Há uma diferença entre: “malhar para ter corpo de verão” e “malhar porque é quem você é”.

3. Não pense “pequeno”

“Pensar pequeno não serve ao mundo.
Não há nada de brilhante em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Todos nós devemos brilhar, como as crianças.
Não está apenas em alguns de nós, está em todos, e quando deixamos nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão a outros para fazer o mesmo.
À medida que nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros. “- Marianne Williamson
Se você nunca tentar e aproveitar grandes oportunidades ou permitir que seus sonhos se tornem realidade, você nunca vai perceber o seu verdadeiro potencial.
Além disso, o mundo nunca se beneficiará com o que você poderia ter conseguido.
Então dê voz às suas ideias, não tenha medo de falhar e certamente não tenha medo de ter sucesso.

4. Abandone suas desculpas

“Não é sobre as cartas que você tem, mas como você joga elas.” – Randy Pausch, The Last Lecture
Pessoas bem-sucedidas sabem que são responsáveis ​​por suas vidas, não importa o seu ponto de partida, fraquezas e falhas do passado.
Perceber que você é inteiramente responsável pelo que acontece em seguida na sua vida, é assustador e excitante.
No entanto, é a única maneira que você pode alcançar o sucesso, porque as desculpas nos limitam e impedem de crescer pessoalmente e profissionalmente.
Possua sua vida. Ninguém mais o fará.

5. Desista da mentalidade fixa

ser bem sucedido (4)
“O futuro pertence àqueles que aprendem mais habilidades e conseguem combiná-las de maneiras criativas.” – Robert Greene, Maestria
Em uma mentalidade fixa, as pessoas acreditam que sua inteligência ou talento, são simplesmente traços fixos e que talento sozinho gera sucesso – sem esforço.
Eles estão errados.
Além disso, as pessoas bem-sucedidas sabem disso.
Elas investem uma imensa quantidade de tempo para desenvolver uma mentalidade de crescimento, adquirir novos conhecimentos, aprender novas habilidades e mudar sua percepção, para que isso possa beneficiar suas vidas.
Lembre-se: quem você é hoje, não é quem você tem que ser amanhã.

6. Abandone a crença na “Bala Mágica”

“Todos os dias, em todos os sentidos, eu estou ficando cada vez melhor” – Émile Coué
O sucesso de um dia para o outro é um mito.
Pessoas bem-sucedidas sabem que fazer pequenas melhorias contínua a cada dia, será agravado ao longo do tempo, e dará os resultados desejados.
É por isso que você deve se planejar para o futuro, mas com o foco no dia seguinte, e melhorar apenas 1%.

7. Desista do perfeccionismo

“Se mover é melhor que ser perfeito.” – Kahn Academy’s Development Mantra
Nada será perfeito, não importa o quanto tentemos.
O medo da falha (ou mesmo o medo do sucesso) nos impede frequentemente de agir e de pôr nossa criação no mundo. No entanto, muitas oportunidades serão perdidas se esperarmos que as coisas sejam certas.
Então, navegue e depois melhore (aquele 1%).

8. Desista de ser multitarefa

“Você nunca chegará ao seu destino se parar e jogar pedras em cada cão que ladra.” – Winston S. Churchill
Pessoas bem-sucedidas sabem disso. É por isso que elas escolhem uma coisa e em seguida, passam a perseguir seus objetivos. Pode ser uma ideia de negócio, uma conversa ou um treino.
Estar plenamente presente e comprometido com uma tarefa é indispensável.

9. Desista da sua necessidade de controlar tudo

ser bem sucedido (5)
“Algumas coisas dependem de nós e algumas coisas não dependem.” – Epictetus, filósofo estóico
Diferenciar estes dois é importante.
Separar-se das coisas que você não pode controlar, e concentrar-se naquelas que você pode, e saber que às vezes, a única coisa que você será capaz de monitorar é a sua atitude em relação a algo.

10. Desista de dizer SIM para coisas que não levam aos seus objetivos

“Aquele que pode realizar pouco deve sacrificar pouco. Aquele que pode alcançar muito, deve sacrificar muito. Aquele que pode alcançar níveis muito altos, deve sacrificar grandemente.”- James Allen
Pessoas bem-sucedidas sabem que para alcançar seus objetivos, terão que dizer NÃO a tarefas, atividades e demandas de seus amigos, familiares e colegas.
Em um curto prazo, você talvez sacrifique um pouco de gratificação instantânea, mas quando seus objetivos começarem a dar frutos, vai valer a pena.

11. Abandone pessoas tóxicas

“Você é a média das cinco pessoas que você mais convive.” – Jim Rohn
As pessoas com quem gastamos mais tempo somam-se a quem nos tornamos.
Há pessoas menos ambiciosas e há pessoas mais ambiciosas do que nós. Se você gastar tempo com aqueles que são menos motivados do que você, sua média vai cair e com ela, o seu sucesso.
No entanto, se você passar o tempo com pessoas mais avançadas do que você, não importa o quão desafiador que possa ser, você será mais bem-sucedido.
Dê uma olhada em si mesmo e veja se você precisa fazer alguma mudança.

12. Abandone sua necessidade de ser apreciado

“A única maneira de não se chatear com as pessoas é não fazer nada importante.” – Oliver Emberton
Pense em si mesmo como um nicho de mercado.
Muitas pessoas vão gostar desse nicho, outras pessoas não e não importa o que você faça, você não será capaz de fazer todas as pessoas gostarem de você.
Isso é totalmente natural, e não há necessidade de fazer nada para se justificar.
A única coisa que você pode fazer é continuar sendo autêntico, e saber que o crescente número de pessoas que o odeiam significa que você está fazendo coisas importantes.

13. Abandone sua dependência de redes sociais e televisão

ser bem sucedido (1)
“O problema é que você acha que tem tempo” – Jack Kornfield
O vício de ficar na internet e assistir televisão é a doença da sociedade de hoje.
Estes dois nunca devem ser uma fuga de sua vida ou seus objetivos.
A menos que seus objetivos dependam deles, você deve minimizar (ou eliminar) a sua dependência sobre eles. Além disso, dirija esse tempo para coisas que podem enriquecer sua vida.
***
Este artigo é uma tradução de Malagueta Criativa do texto originalmente publicado no Medium, por Zdravko Cvijetic. Imagens: Pexels.com.

Você pode estar sendo racista (e não sabe): 14 expressões para EXTERMINAR do seu vocabulário

Algumas expressões são carregadas de forma cultural ao longo dos séculos. Mas com a informação, elas podem ser substituídas e exterminadas de uma vez!
Existem certas expressões que são ditas de forma tão rotineira, que parecem até, que sempre esteve ali em nossos vocábulos. Mas em uma era em que a informação de qualidade se encontra mais acessível do que nunca, não existe mais desculpas para manter certas frases ou palavras.
Nas últimas semanas, a história no Brasil e no mundo veio sendo marcada por várias catástrofes repletas de racismos e violências relacionadas. E mais do que nunca, o mundo inteiro vem lembrando que a cultura que envolve certos preconceitos raciais, deve de uma vez por todas, ser exterminadas. 
Estar a par do movimento contra qualquer tipo de racismo começa não apenas por declarações em ser antirracista, mas com atitudes que podem ser até mesmo, consideradas bem pequenas, já que, o mínimo é menosprezar certos dialetos que acabaram sendo mantidos desde a época da escravidão, há séculos.
luta-contra-o-racismo
Manifestações contra o racismo!
Reprimir o uso dessas palavras poderá ser o primeiro passo para acabar com qualquer tipo de iniciativa. Uma vez que, assemelhar certas expressões com a cor da pele de alguém, pode trazer um grande efeito negativo ao unir os seus significados.
Sendo assim, é preciso manter uma certa desconstrução de dialetos que foram carregados dos tempos passados, até os dias atuais – que mais parecem retroceder quando são ditos. Então, veja a seguir, algumas das frases e expressões que você precisa exterminar do seu vocabulário!

1 – “A coisa tá preta

A expressão que já tem um significado bem explícito, se assemelha com o “preto”, quando um momento não está nada legal, “a coisa tá preta” sempre está ligada à algo que não se saindo muito bem.

2 – “Denegrir”

Mais uma vez, uma palavra que é super usada por muito, mas nunca é levada em consideração ao seu significado real, que quer dizer “tornar negro“. A palavra denegrir sempre se refere à algo que está sendo ofensivo: “você está denegrindo minha imagem”. É uma frase super comum de ser dita, mas que por trás do seu significado, carrega o peso de dizer é negro é algo ruim. Substitua por desonrar e estará encontrando o significado que deseja.
protesto-contra-racismo
Protestos contra o racismo!

3 – “Criado Mudo”

Criado mudo é um outro nome dado a mesa que se é colocada perto da cabeceira da cama. Porém, o que muitos não sabem, é que esse termo se deu à origem aos escravos que eram postos próximos dos seus senhores, para segurar coisas, servir, etc. Mas para não incomodar ninguém, era chamado de criado-mudo, pois precisava ficar sempre em silêncio.

4 – “Meia tigela”

Sempre que alguma coisa não é feita conforme o esperado, as pessoas acabam usando o termo “meia tigela”. O que não se sabe, é que esse adjetivo partiu dos trabalhos escravos, quando não era atingindo o que lhe mandavam fazer, eles recebiam apenas meia tigela de comida, como um sinal de punição.

5 – “Inveja branca”

Por mais que ainda seja super absurdo, ainda existe a ideia de que as cores sempre rementem ao que é bom (com o branco) e ao que que ruim (com o preto). É super comum as pessoas falarem que sentem um tipo de inveja branca, para amenizar o que realmente significa ter inveja, fazendo a associação do branco como se fosse algo bom. Onde na verdade, não existe lado bom no sentimento da inveja.
expressoes-racistas
Expressões racistas que precisam ser exterminadas!

6 – “Não sou tuas nega

Há uns anos atrás, a expressão “não sou tuas nega” acabou se tornando uma frase comum. Porém, o que não sabem, é que a frase acaba remetendo a mulher negra como uma personificação de objeto para os sexo masculino, como se a mulher negra tivesse a obrigação de estar “à disposição“. O que a torna além de racista, uma frase machista, digna de ser extinguida do vocábulo de qualquer um.

 7 – Ovelha negra

Ser a ovelha negra é muitas vezes assemelhado como algo desagradável. Está sendo sempre usada para se referir a alguém que não está de acordo com a maioria, ou não se encaixa, é diferente dos outros, etc. Mas sempre em um sentido pejorativo, como se fosse algo ruim no geral.

8 – “Cor do pecado”

Muitas vezes utilizada como um elogio, a expressão que se refere a pele negra como “cor do pecado”, relaciona mesmo que de forma indireta, à algo ruim. Já que o pecado não é algo bom, conforme as religiões.

9 – “Lista Negra”

Você está na minha lista negra“. A frase sempre é dita para se referir a alguém que está em uma posição de desgosto, um lugar em que se pode listar coisas ruins. Como se o termo negro se resumisse em apenas coisas que não são agradáveis ou corretas.
expressoes-com-preconceito
Como evitar o preconceito!

12 – “Cor de pele”

Desde o jardim de infância, que as crianças aprendem na escola, que a cor meia rosada, tonalizada em um bege semelhante a cor da pele branca, é chamada apenas “cor de pele”. Sendo claro, que é uma tonalidade que não representa a maioria.

13 – “Mercado Negro”

O termo mercado negro é muito parecido com a expressão de um lugar ruim. Quando se refere ao termo, está se referendo à um local onde existe venda de coisas que são ilegais. Fazendo então, uma ligação do negro com algo que fosse prejudicial, onde poderia ter sido resumido em apenas ilegal.

14 – “Cabelo ruim”

Um termo que acaba se acrescentando a outros, dizer que alguém tem cabelo ruimcabelo duro ou seja lá qual for a expressão que se refere aos cabelos que não são lisos, trás negação à qualquer estilo de estético que não seja incluído em “certos padrões.” Então, remover essa expressão é essencial para quebrar padrões de belezas!
Esses são apenas alguns dos termos que precisam ficar longe de serem ditos. Mas o importante mesmo, é partir dessa troca, extinguir certos dialetos carregados de racismos, para dar um passo à frente em busca da igualdade e continuar em busca dessa luta.