30 de maio de 2019

Os ritos tibetanos





O autor conta a história de um  Coronel Bradford, que teria vivido no Tibet no início do século XX e lá teria descoberto o segredo da Fonte da Juventude. Este segredo seriam os cinco exercícios tibetanos — ou ritos tibetanos, tais como praticados pelos lamas para melhorar a saúde e desenvolver a força física.
Os exercícios são simples. Embora sua origem seja desconhecida, percebe-se que eles são adaptações dos asanas do Hatha Yoga
Todos os ritos agem diretamente sobre a linha central do corpo, onde se concentram todos os orgãos e glândulas fundamentais para a saúde. Ao exercitá-los, fazemos com que funcionem melhor.

Kelder recorre à teoria dos chakras para explicar os efeitos dos ritos. Chakras são os centros de energia do corpo. A saúde física e mental está relacionada à saúde dos chakras. Mestres de diversas tradições orientais falam dos chakras e da energia vital (chi, ki ou prana) como as bases da saúde.  Segundo eles, se os chakras estão funcionando corretamente, a energia vital flui pelo corpo e o indivíduo tem saúde plena, independentemente de seus hábitos.
 “A Fonte da Juventude” traz como posfácio depoimentos de alguns praticantes. Há relatos de curas milagrosas, rejuvenescimento, melhorias em doenças crônicas, raciocínio e memória.  O que pude perceber é que a prática dos ritos aumenta consideravelmente a disposição física. Há uma nítida sensação de leveza e o corpo torna-se mais flexível, o que melhora toda a mobilidade.

Gosto muito de ensinar os ritos 'as pessoas, quando vejo que há chance delas utilizarem tal sabedoria em suas vidas. Tais ritos constituem uma prática completa, tanto para quem pratica esportes, ajudando a manter o corpo alongado e compensado das contrações musculares que caracterizam muitas das práticas esportivas; quanto para aquelas pessoas que são sedentárias e gostariam de desenvolver algum contato com seu corpo, porta de entrada para um posterior desenvolvimento e equilíbrio dos outros corpos, lidando conseqüentemente com o aspecto emocional e espiritual, unos em si.


Apresento abaixo os 5 ritos na ordem correta de serem feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu interesse, espero que voltem