20 de abril de 2017

TAPPING: A TÉCNICA QUE PODE AJUDAR A CURAR AS DORES DO CORPO E DA ALMA

Cada vez mais as pessoas buscam terapias alternativas, além da medicina tradicional, para que possam ficar livres de dores, mal estar ou apenas em busca de uma qualidade de vida maior.

Os remédios alopáticos são cada vez mais evitados por conta de suas contraindicações. Baseado basicamente nestes princípios surgiu o tapping, uma técnica que pode ajudar qualquer pessoa a ter uma diminuição de dores crônicas ou até mesmo ficar livre delas.


A técnica do tapping, também conhecida como EFT (do inglês, Emotional Freedom Technique), foi inventada na década de 90 por Gary Craig. Partiu de referências de princípios da medicina alternativa chinesa e se baseia no estímulo dos meridianos de energia. É basicamente uma acupuntura sem agulhas que pode ser aplicada em si mesmo em quase qualquer lugar. 

A técnica é principalmente usada em casos de problemas psíquicos ou mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. No entanto, mesmo dores físicas podem receber alívio com o estímulo dos pontos certos, já que o toque diminui o estresse, a irritação e a sensibilidade exacerbada provocada por dores crônicas.


Abaixo segue um vídeo com orientações de como praticar o Tapping ou EFT.


Larguemos os alfinetes! As vezes é melhor estar em paz do que estar certo! Por Iara Fonseca



A correria, e o hábito de “se acostumar”, às vezes, nos distancia do que amamos verdadeiramente! Tratamos nossos sentimentos como usamos copo descartável em ambiente de trabalho! E fingimos não sentir, para parecermos fortes, não sei para quem! Como sou imperfeita, gostaria de perceber a frugalidade nas relações. Gostaria que o amor não fosse economizado, mas sim, o desrespeito, a necessidade de diminuir e ser melhor que os outros, a precisão de alguns de falar da vida alheia… O sujo falando do mal lavado.
Passei uma semana, um mês, alguns meses, apenas lendo na minha timeline sobre política, sentimentos de revolta e ódio, pessoas alfinetando pessoas, e senti falta de sentimentos verdadeiros, de relações verdadeiras.
Aliás, sinto falta disso diariamente!
Larguemos os alfinetes!
Digo isso com todo amor, para pessoas próximas e para pessoas que nunca vejo!Analiso cada situação, o poder de julgamento que temos, não julgamos os outros como a nós mesmos, mas sim, vendamos a possibilidade de acusação dos próprios erros…
Como as pessoas julgam o certo e o errado e como todos se acreditam certos, mesmo estando errados!   Me incluo nessa!
E pensei: como estamos todos errados!
Se a minha atitude não desperta a felicidade no outro, ou se a minha palavra não é agradável aos ouvidos dos que escutam, então, eu apenas perdi um tempo produzindo algo que não contribui em nada!                     Mas concordo que, às vezes, palavras duras e atitudes amargas fazem efeito de benefício quando aplicadas com amor e energia!
Algumas pessoas simplesmente não percebem o mal que fazem com uma simples conclusão e um ponto final que impõem!                                      Mas não são obrigadas a terem tal sabedoria, por mais que estudem arduamente em busca da tão sonhada!
Também me incluo nessa!
Bom seria, se todos nós conseguíssemos entender a ignorância de alguns pardais assanhados, que pousam em árvores que cantam! Porque sempre existirão tamanduás devoradores de formigas! Que se deixarão devorar, até cavarem um túnel maior e melhor, com mais empenho, dedicação, amor e vontade!                        Essa vontade criativa, determinante da fé!
Já que sempre existirão formigueiros maiores e nunca faltarão formigas o suficiente!              Sim, eu me incluo nessa também!
Por mais que projetamos determinadas opiniões e insistamos em agir de maneira desagradável na desculpa de termos problemas maiores, precisamos sempre estudar a nossa mente se estamos sendo justos e gratos!

A idade nos ensina a ser mais seletivos



A idade nos torna mais seletivos e hábeis na hora de aplicar filtros adequados de proteção. Pouco a pouco perdemos os medos, as inseguranças caducam, e aprendemos a cuidar de nossas prioridades, a saber “quem sim e quem não”. Porque amadurecer é, acima de tudo, levar em conta o que nós merecemos e lutar por isso.
É curioso como se costuma enfatizar a relação quase direta entre o número de amigos ou de relações que um indivíduo tem para fazer uma rápida predição sobre sua felicidade ou seu bem-estar emocional. Esta premissa foi estabelecida, sobretudo, a partir de uma teoria dos anos 90 enunciada pelo antropólogo Robin Dunbar, e que atualmente é conhecida como o número Dunbar.
“A idade é uma questão da mente sobre a matéria. Se você não se importa, não importa.”
-Mark Twain-
Segundo esta proposta, uma pessoa irá precisar de um grupo social de pelo menos 150 indivíduos para se desenvolver com plenitude. Mas esta abordagem foi originada no tempo dos “primatas não humanos” e de sua relação quase direta com o tamanho do neocórtex. Porque no que se refere aos sempre complexos “primatas humanos”, ou seja, nós mesmos, o tema evidencia nuances delicadas que é bom esclarecer.
O número de relações sociais não se correlaciona diretamente com a felicidade. É a qualidade das mesmas que confere o verdadeiro bem-estar, equilíbrio pessoal e a satisfação que nos permite ganhar sabedoria. Por sua vez, à medida que o ser humano amadurece, o número de relações sociais significativas cai para ficar reduzido quase sempre a um círculo sólido, onde as interações favorecem uma verdadeira saúde mental.
A idade e o autoconhecimento
Começaremos esclarecendo outro dado importante relacionado à idade. Ganhar em anos não significa obrigatoriamente ganhar em sabedoria, equilíbrio e temperança. Os padrões de personalidade evoluem, não há dúvidas, mas partem quase sempre das mesmas raízes, de um mesmo substrato. Por exemplo, o indivíduo de “mente quadrada”, pouco receptivo e habituado a ver o mundo com um filtro de negativismo não vai experimentar uma súbita revolução interior só por soprar algumas velas a mais no seu bolo de aniversário.
A maturidade física e a maturidade psicológica não são a mesma coisa. O próprio Aristóteles defendia que em todo traço de caráter há um excesso, uma carência ou uma virtude que nos haverá de acompanhar à medida que amadurecermos. No entanto, segundo o filósofo grego, apenas quem é capaz de praticar a bondade e o autoconhecimento desfruta dessa virtude em que a pessoa será capaz de se conectar com a verdadeira felicidade ao saber o que é o prioritário.
É fácil de entender: dependendo de como eu percebo a mim mesmo, irei entender o mundo que me rodeia. Se eu sou avarento, irei perceber as pessoas generosas como esbanjadoras. O defeito em meu caráter desvia minhas percepções intelectuais e emocionais. No entanto, quem pratica esse autoconhecimento onde a bondade e o respeito são essenciais irá aplicar um filtro mental adequado, com o qual irá buscar e se rodear apenas daquilo que harmoniza com esses princípios.
Ter em nossa vida pessoas nobres, autênticas e enriquecedoras garante não só a nossa saúde mental e emocional. O próprio Aristóteles defendia que a amizade baseada na virtude favorece o nosso desenvolvimento moral. Porque um bom amigo é alguém onde podemos ver também a nós mesmos através de seus olhos, para continuar investindo no autoconhecimento.
Saber quem você ama e o que você quer não é ser egoísta
A vida é feita de momentos, de pessoas e de experiências variadas. Da nossa parte, depende apenas de sermos seletivos e darmos valor a essas peças que, graças ao seu brilho intenso, nos permitem ter uma existência mais bela e ao mesmo tempo significativa. Por isso, é necessário ter em mente um dado muito concreto: ser seletivo não é ser egoísta.
“Só se vive uma vez, e se você fizer isso bem, será o suficiente.”
-Mae West-
Envelhecer tem muitas vantagens, desde que tenhamos uma mente aberta, intuitiva, e que consigamos tirar conclusões adequadas em relação às próprias experiências. Mais cedo ou mais tarde as pessoas acabam percebendo que sobram coisas, que nossa bagagem pessoal arrasta um peso excessivo que fará com que seja impossível despachar essa mala para continuar nossa viagem em direção à felicidade.
Amadurecer é, portanto, aprender a aplicar filtros psicológicos e emocionais. Quem se atreve a deixar ir certas amizades, certas relações, costumes e determinados ambientes, não peca de soberba, muito pelo contrário: coloca em prática um fabuloso mecanismo de sobrevivência. Algo que todos sabemos é que quando somos muito jovens, o nosso filtro de relações não tem limites: somos receptivos a tudo e tentamos nos impregnar de qualquer coisa que chega até nós. Queremos experimentar, vibrar, emocionar…
No entanto, à medida que se passam os anos e chegam as decepções e os aprendizados, entendemos que para ter uma vida de qualidade não é necessário “sobrar” pessoas, situações e atividades. Ficar com o que nos faz feliz é poder respirar em paz para continuar crescendo, para continuar amadurecendo.
Alguém disse uma vez que o segredo para uma vida feliz não está em correr muito rápido nem em subir muito alto. Está em saber saltar, em superar altos e baixos, em encontrar refúgio e inspiração nessas rochas do rio de nossas vidas onde estão os recantos mais belos, fortes e reluzentes.

ORAÇÃO MÁGICA QUE LIMPA TODAS AS MEMÓRIAS NEGATIVAS E LIBERA TODOS OS KARMAS

Ho Oponopono é um dos métodos de autocura mais efetivos que existe, porque se baseia no amor expressado através das palavras que chegam até o subconsciente, que é onde residem as memórias de dor e sofrimento. Ho Oponopono é uma oração mágica, que libera todos os carmas negativos. É uma oração de puro perdão.

O Ho Oponopono é uma técnica de cura havaiana que se dedica a limpar memórias de dor para que possamos nos tornar novamente UM com a divindade. 

HO OPONOPONO: ORAÇÃO ORIGINAL

Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional
armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras chave do HO OPONOPONO:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez:
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu te amo”.
Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Neste momento, afirmo que te amo.
Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento:
Sinto muito, eu te amo.

Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou: Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.

Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.

Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha.

Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que:
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim.
Eu te amo por ser quem você é.

Abaixo segue o vídeo com a Técnica de Meditação e Oração Ho Oponopono:


19 de abril de 2017

açafrão-da-terra (ou cúrcuma)


O açafrão-da-terra (ou cúrcuma) é o verdadeiro "menino dos olhos" da medicina indiana e chinesa.

Isso não é à toa, tudo se deve às propriedades anti-inflamatórias muito presentes na raiz.
Mas é bom fazer um esclarecimento, porque sempre alguns leitores desavisados comentam, nas nossas redes sociais, pensando que estamos falando do caríssimo açafrão em estigmas.
Nada disso!
Estamos falando do açafrão-da-terra, um rizoma de nome científico Curcuma longa, muito barato e acessível a todos.
O açafrão é bom para um bocado de coisas, como:
- Dores no peito
- Icterícia
- Flatulência
- Hemorragia
- Cólicas
- Problemas menstruais
- Dor nos dentes
- Contusões
Se você não sabe, o efeito anti-inflamatório do açafrão é maior do que muitos anti-inflamatórios comerciais.
Com a vantagem de, além de ser eficiente, não causar efeitos colaterais.
 
Há varias formas de usar o açafrão-da-terra terapeuticamente.
Conheça algumas:
1. Dores
Misture sal do Himalaia com açafrão numa proporção de 1:2.
Em seguida, adicione um pouco de água.
 
Feito isso, aplique a pasta na área afetada e deixe agir por 20 minutos.
Repita o procedimento diariamente, pois, além de remover as dores, também tira o inchaço.
Outra opção é aplicar na área afetada uma pasta feita com açafrão e azeite de oliva.
E deixar agir durante 30 minutos.
2. Desinfectar pequenos cortes
Aplique açafrão na ferida previamente limpa, depois enrole com gaze.
3. Analgésico natural
Basta consumi-lo diariamente, de preferência misturado com gengibre ou pimenta-do-reino, para potencializar o efeito.
4. Colorir alimentos de forma natural
É só colocar um pouco de açafrão na comida e ela ficará com uma aparência melhor.
5. Longevidade
Prepare um chá de açafrão e acrescente mel ou gengibre para aprimorar o sabor.
Assim, você vai evitar muitas doenças.
6. Reduzir dores no estômago (o chá acima ou abaixo)
7. Trata azia
Prepare um chá com uma colher (chá) de açafrão em pó ou uma colher (sopa) do ralado e quatro xícaras de água fervente.
8. Combate caspa
Misture óleo de coco e açafrão e passe no couro cabeludo.
Deixe agir por 15 minutos e lave.
 
9. Pele brilhosa/oleosa
Misture 1/3 colher (chá) de açafrão com uma clara de ovo e 1/2 colher (chá) de suco de limão.
 
Aplique a mistura no rosto e deixe agir por 10 ou 15 minutos - não se exponha ao sol.
Faça sempre à noite, duas ou três vezes por semana.
10. Tratar pele queimada: misture um pouco de açafrão em pó com o gel da babosa e passe na pele.
11. Máscara facial para olheiras, acnes, rosácea
Misture uma colher (chá) de água, um colher (chá) de mel e uma colher (chá) de açafrão.
Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 3 minutos
Depois enxágue normalmente.